terça-feira, 22 de dezembro de 2009

i 'lost' Lost.

Sempre achei os produtos (prefiro chamar assim as suas obras) de J.J. Abrams, entretanto é inegável o valor que eu dou para toda mitologia que, inigualavelmente, ele consegue criar em torno de uma série de TV. Da mesma forma, ainda acho que tão cedo, ou nunca, irá surgir um efeito tão surpreendente quanto o existente com a série Lost. Assim como grandes séries épicas, o universo Lost é um universo paralelo (parafraseando Fringe, do mesmo produtor, que não rendeu tanto sucesso assim, até mesmo pro ser patética e arrastada) criado para entreter fãs de maneira que eles acreditem mesmo na realidade existente no programa, não é atoa que nos primeiros episódios, surgiram alguns boatos de que tudo não se passava de um programa de TV e os sobreviventes do acidente de avião estavam em uma espécie de Survivor. A luta pela sobrevivência é o mote de toda a primeira temporada, que foi a única que eu tive saco e paciência para assistir. Lost peca na falta de continuidade, no exagero das perguntas e na falta de respostas. Tem gente que gosta, eu não. É preciso alimentar o público com algo para que ele acredite ser valorizado e seja um tópico importante na construção dos mistérios. Mas não, os personagens rodam e círculos e o espectador é obrigado a lembrar de um detalhe que aconteceu num episódio aleatório que tem conexão com todo o mistério da ilha e tals. Bem, não sou muito bom de memória, por isso estou cumprindo meu papel, que disse que o faria quando desisti da série, em meados de 2006. Achava chata, mas não por sua construção, mas por não ter saco para esperar e achar o roteiro um pouco confuso. Por isso, para criticar com mais exatidão, já estou a postos com todas as temporadas de Lost, da primeira (que re-verei) a quinta, para me preparar para a Season Finalle que estréia dia 2 de fevereiro nos EUA e dia 9 do mesmo mês na AXN Brasil. E farei o seguinte, por isso o 'fikdik' - ainda dá tempo - a cada semana irei ver uma temporada, a contar da próxima segunda, fechando em 5 semanas até o início da saga. Pretendo não ler spoilers sobre a última temporada e por mais que eu já saiba o que aconteça nas que já tenho em mão, graças a minha atenta pesquisa em sites no decorrer da série, eu fingirei surpresas. E é isso. Quando eu me achar em Lost, se é que me acharei, ela merecerá um novo espaço, pois já entra no hall da fama das séries mais comentadas de todos os tempos - e com suas qualidades inegáveis, é claro, eu não pretendo ser carrasco.

0 comentários:

Postar um comentário