segunda-feira, 30 de novembro de 2009

fikdik: Uma prova de amor

Dizer que eu acho extremamente chata e pesada a história de O Diário de Uma Paixão sempre gera críticas e polêmicas, pois parece que 9 entre cada 10 pessoas são adoradores do filme, do diretor Nick Cassavetes, que volta em cena com o brilhante "My sister's keeper", ou em português, essebetetizado "Uma prova de amor". Até o momento acho que o tradução não é o principal tema do filme ficando várias vezes incoerente com a proposta do diretor nesse longa que me fez chorar.
Eu poderia odiar esse filme, por causa do dia e da companhia, mas nem odiei. Achei interessante e digno de uma noite agradável no cinema, apesar de que, hoje, quem quiser ver, encontrará em lançamento em DVD. Mas fica uma dica, quando o filme estiver já acabado, e você sentiu essa sensação que já acabou, desligue. Não assista de forma alguma a última cena, forçada e desnecessária, feita para pegar aquela pessoa que ainda não se emocionou com o filme no seu meio. Bem, o único erro do filme, mas é do mesmo diretor de "The Notebook", então não é de esperar outra coisa. Pronto, agora eu apanho de quem lê.
A história é simples e baseada numa notícia de jornal, onde uma jovem entra na justiça e consegue, na suprema corte americana, o direito de ter a emancipação do seu corpo, podendo optar por doar ou não um rim e a medula para a irmã mais velha, que sofre de leucemia em estado terminal. Sim, eu também pensei nisso. Um absurdo uma irmã não querer salvar a vida da irmã. Tal como a mãe da garota pensa no filme, vivida surpreendentemente pela Cameron Diaz e que luta na justiça contra o ato. De que lado você fica? Assista o filme e mude seus conceitos e descubra que um não não necessariamente é o oposto de um sim e que altruísmo e egoísmo, comedidos, precisam andar juntos dentro de nós mesmos. No mais, o elenco é o que mais chama a atenção no filme, principalmente pelo amadurecimento de Abigail Breslin, a eterna Miss Sunshine, que já é a nova princesinha de Hollywood, merecendo cada vez mais sucesso e personagens densos e marcantes, porque já demonstrou ser muito capaz. O rápido romance do casal jovem com leucemia também toca e foi muito bem vindo ao filme, tanto na história, como na revelação de dois grandes atores. Vale muito a pena acompanhar, e para mim, supera de longe os diários vazios das paixões anteriores do diretor.

0 comentários:

Postar um comentário