domingo, 22 de novembro de 2009

Bad Romance, GaGa-ooh-la-la!


"I want your love and I want your revenge, You and me could write a bad romance" se eu cantasse os versos da própria Lady Gaga para ela mesma, talvez se encaixaria perfeitamente. Não caio de amores por ela, mas não a odeio, como odeio e desejo uma morte estúpida para Madonna, por exemplo. Tá, gente, brinks. Mas não gosto de Madonna, algum problema? Ah, então tá. Ok. Vamos falar da Lady Gaga. Até umas 3 semanas atrás eu só sabia que ela era aquela extravagante que sangrou no VMA e só aparece em público com roupas estranhas. Ah, e é a do PokerFace que tanto tocou no meu intercâmbio. Aí, fui fazer um comentário no meu twitter que não tinha gostado do clipe - vazado na época - de Bad Romance. Quase apanhei literalmente de muitos amigos, inclusive de um que cito aqui, @alexandremattos.
Na ocasião, pude me explicar para ele, então as coisas se normalizaram, mas o que disse foi que não achava o melhor clipe do mundo ever como estava sendo mostrado pelas pessoas. E que não era um clipe tão bom assim... Tinha seus méritos? Sim, mas era normal. Medíocre, na média. Entretem, o que para ela, está ótimo! Acho que era isso que ela queria mesmo! O clipe tem uma edição legal, tem uma estrutura narrativa linear até interessante e figurinos interessantes, muita referência à cultura pop, de uma maneira subversiva.
Mas o que quero falar aqui é o que me questionei esses dias. O que é a Lady Gaga? Uma cantora com pontencial e boas músicas ou uma performancewoman que faz a linha "ManhêêÊ, olha como sou extravagante!". Tá, gente, isso nem é dela, isso é do mercado, ela precisa chamar a atenção de alguma forma e conseguiu. Mas acho que ela merecia mais, muito mais. Pois comparando com as "divinhaspop" da atualidade ela se destaca com uma boa voz, boas letras, músicas interessantes e apresentações marcantes. Mas o produto-LadyGaga, vai até quando? Eu acho que tem prazo de validade. Uma hora uma coisa ou outra vai acontecer e nem é preciso ser vidente para ver: ou o público cansará dela ser sempre essa metamorfose ambulante, dando mais destaque para a sua atitude shegay, do que para o que ela pode oferecer, ou faltará criatividade e cores na escala de cores para usar em suas roupas. Até quando vai durar essa imagem dela? Enquanto isso, os fãs pocpoquemente vangloriam mais o #émeujeitinho dela e não conhecem a verdadeira Gaga, que basta uma googlada e uma youtubada bem dada pra conhecer a garota de 24 anos, formada em Artes em NovaYork e extrema conhecedora de música clássica e arte contemporânea, além de uma visionária compositora. O que pesa mais hoje em dia? O quanto ela vai sangrar no próximo VMA ou até onde ela pode ir?
Ah, e não estou falando que esses espetáculos dela são ruins, pelo contrário. Adoro, me choco e acho legal. A minha crítica vai para quem gosta e ouve, de verdade, como eu passei a gostar. (Speechless é a melhor música dos últimos tempos EVER. E diz tudo sobre mim nos últimos tempos *___*) O conjunto sendo bom não nos impede de olhar além. Prontofalei.

*corre* *jogandopedrasemmim*

0 comentários:

Postar um comentário