quarta-feira, 25 de novembro de 2009

90's: TV COLOSSO

Decidi fazer toda semana um texto sobre algo da minha infância, basicamente a década de 90, aquela que eu considero uma das melhores, talvez, por ter vivido nela e ser bastante saudosista.
E nada melhor do que começar com o que a televisão nos deu de melhor no ano de 93, a TV Colosso. Uma criação do Boninho, o mesmo diretor do BBB, quem diria, se tornaria o marco dos programas infantis da época e é hoje em dia referência para todos os jovens de 20 e poucos anos que acordavam para assistir as aventuras de Priscila e sua turma. Ou então, como eu, passaram a odiar quando foi estudar de manhã e não pode mais acompanhar, ainda bem que foi na fase final, onde o programa já não era lá grandes coisas.
Talvez, na época, com pouco mais de 6 anos, eu me divertisse mais vendo os bonecos do que pelo contexto em si, ou ainda foi dali que surgiu a minha paixão pela TV e pela cultura Pop em si. Sim, porque o programa, pelo menos em sua primeira fase, teve um humor adulto para o horário, já que fazia referências que muitas crianças não entenderiam, senão todas. Isso pode ser explicado até mesmo pela presença de um grupo de cartunistas na equipe de roteiristas, muitos oriundos do falecido e inesquecível O Pasquim.
Mas o mais legal de tudo era a existência de uma real grade de programação, que zuava com a própria Globo e buscava referências fora dela também. Ou quem não se lembra de uma paródia a Carrossel que foi ao ar pela TV Colosso? E ainda, teve um personagem, o ThunderCão, inspirado no VJ da MTV ThunderBird.
O Gilmar, personagem que colocava os desenhos no ar, era um charme a parte, principalmente tentando conquistar Priscila, a eterna cachorrinha, que até hoje sonho em ter uma SheepDog somente para dar o bendito nome para ela, uma espécie de homenagem, já muito feita por aí. Os desenhos, ah, os desenhos da época: Caverna do Dragão, Darking Duck, Capitão Planeta (Vai Planeta!), Tico e Teco e os Defensores da Lei (L), o desenho de De Volta para o Futuro, Tiny Toons, X-Men e o começo de Power Rangers (inesquecível primeira temporada). Isso só para citar alguns. Ah, e tinha o sensacional "Perdido nas Estrelas", que merece um post a parte, um desenho animado com o Macaulay Caukin como protagonista, enquanto O Fantástico Mundo de Bobby era apresentado no SBT pela Eliana e os dedinhos.
Vira e mexe, algum boato vaza de que a TV Colosso está voltando e nunca se concretiza, mas li recentemente em um site desses Uol, Terra, que estava quase certo a substituição da TV Globinho pela TV Colosso. Eu acharia ótimo e acordaria cedo todos os dias para ver, como uma criança, tomando seu Toddyinho, mas não sei se vinga. As coisas mudaram, os tempos mudaram. TV Colosso é bom que fique na memória, eternamente, os tempos são outros e as crianças não curtiriam ficar 4 horas vendo um bando de fantoche fazendo piadas adultas, sem pancadaria e sangue e morte e muito conflito. Falo pelos meus três sobrinhos, do mais novo a mais velha, eles não são o público de algo tão bom. Cada um tem o programa infantil que merece, infelizmente. Mas que eu vou comprar o Box de 3 DVD's de TV COLOSSO, eu vou. Inclusive, alguém aí sabe algum lugar que comprou ou baixo o filme da TV Colosso? Você se lembra dele? Com Marcelo Serrado e Luana Piovani como protagonistas? Hein, hein?
Ah, meu personagem preferido? O Zeca Paladium, nem preciso dizer por quê, né? Acredite se quiser!

Saudosismo é pouco para o que me apetece nesse momento. Mas fica aí a dica:

0 comentários:

Postar um comentário