sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti, que se foda! - A história da hipocrisia!

Que a sociedade é hipócrita, eu ando sabendo, mas preciso colocar isso na minha cabeça e tomar como verdade absoluta.
Não, não sou um coração de pedra e inclusive me sensibilizei com as vítimas do terremoto. COM AS VÍTIMAS DO TERREMOTO, vale ressaltar.
Agora, o que eu não aguento é essa hipocrisia na mídia, na política e na sociedade de que o Haiti se tornou o centro do universo nos dias atuais. Todo mundo querendo pagar de cult, bonitinho e solidário quando na verdade não se passa de marketing pessoal.
Sim, mexer com vidas - milhares por acaso - não é fácil, todo mundo se senbiliza. Mas o que eu quero dizer é: o que você sabia do Haiti até uma semana atrás? O país passava por uma tremenda guerra civil e estava há décadas mergulhado em pobreza, violência e corrupção. Sem contar no maior mal que assola a humanidade como um todo: a ignorância. Assim como o Haiti, vários países no mundo sofrem com as mesmas coisas, mas é preciso de um tremor de terra na escala 7 do VaisifudeRitcher pro mundo virar os olhos para lá?
Sim, valorizo e prego o parabéns para vidas de pessoas que já lutavam contra os problemas como a Zilda Arns (que eu tinha escrito antes Hilda, mas é porque nem sabia quem era a tiazinha, malzaê, nem sou católico!), falecida no "evento". Ela lutou antes mesmo.
Acho válido pessoas, artistas, celebs instantaneas e políticos quererem ajudar a reconstrução do país. Afinal, sozinho ele não se reconstrói mesmo! Mas agora pagar de santo e de protetor, se antes você achava que eles eram apenas uns praticantes de vodu que moravam numa ilha. Eu não faço nada, nem posso fazer. E se pudesse, não sei se faria. Hipocrisia não funciona comigo! Eu não sabia da existência do Haiti há uns dias atrás (só vim a saber por conta de pesquisa no google) e não me importava com ele, porque vou fazer a linha "depende de nós" agora?

***

No mais, um amigo no twitter falou uma das frases mais sincera e engraçada que já ouvi por toda minha vida: "Só tenho pena do Haiti por uma coisa: eles estão perdendo a melhor edição do Big Brother Brasil!"

0 comentários:

Postar um comentário