sábado, 11 de abril de 2009

Acabou-se o que era doce?


Acabou-se o que era doce?

Os teóricos atuais da Comunicação no Brasil estudam muito sobre o novo perfil do público. A TV que antes era – e ainda é – o veículo mais importante de comunicação de massa, vem perdendo e perdeu poder nos últimos anos. Algumas pessoas dizem que com melhoria da economia, outras opções passaram a concorrer com as emissoras de TV, que até então era o único meio gratuito de diversão para milhões de brasileiros. Outros mais tendenciosos diriam que é a concorrência com a internet. Está bem, vamos pensar um pouco. Uma família de classe média baixa, que acaba de comprar seu primeiro computador. Este computador fica na sala, assim como a TV. Digamos, que de acordo com o censo demográfico de 2000, essa família é composta por 5 pessoas. Pai, mãe e três filhos. Acho muito pouco provável que todos os cinco desliguem a coitada da televisão e se estapeiem por um lugar na frente do monitor do computador. Não há nada de científico nisso, é lógico. Isso sem contar que a internet banda-larga ainda não está popularizada, com fácil acesso ao público D e E.
Então, podemos ter duas confirmações: o nível da TV aberta no Brasil caiu, pois quem assiste hoje, são os retardatários da TV a cabo e da Internet e seu padrão de qualidade não evolui, logo como “poucos” consumidores (ainda a maioria, apesar de poucos, comparando-se aos anos anteriores) não há necessidade de “mexer em time que está ganhando”.
A outra confirmação é que pode-se afirmar, contraditoriamente à constatação anterior, que o público, SIM, está ficando mais consciente e questionado, sabendo o que é manipulação voluntária e involuntária, sabendo o que consiste em produção de idéias e conceitos sociais. O que vale ou não vale a pena assistir.
Qual das duas é a mais próxima da realidade? Não será um pequeno artigo em um blog que irá compor as respostas para a pergunta, pois será necessário muito tempo de estudo, mas é certo que com os estudos estatísticos que se tem hoje, a TV poderá entrar para a história como o primeiro meio de comunicação de massa a se extinguir. O que está fazendo as pessoas que desligam a TV a cada dia mais? Qual o novo meio? Ou ele não existe? Basta acompanhar as cenas dos próximos capítulos dessa novela que as grandes emissora brasileiras estão sofrendo: lucro, mas até quando?

É, me parece que a campanha da MTV "Desligue a TV e vá ler um livro", deu certo. Mas será que estão lendo livro? Ou desligaram a TV antes de ver a segunda ordem da oração?

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