quarta-feira, 27 de abril de 2011

reflexões psicoterapeuticas sobre a mentira

Tô longe de ser um terapeura, psicólogo ou psicanalista ou qualquer pertencente do grupo do estudo da alma. Meu ramo é outro, a comunicação. Mas passei a vida inteira tentando e (muitas vezes conseguindo) entender do que são feitas as pessoas, além de carnes, ossos e hormônios, muitos hormônios.
Então, hoje, vou falar sobre a MENTIRA. Já diziam os antigos, mentira tem perna curta. Mas os antigos estavam preocupados em descobrir as mentiras, a duração delas. Eu, não. Longas, rápidas ou eternas, atrevo-me a entender as consequências dela.
A mentira está para o ser humano como o oxigênio. Muitas vezes, a mentira nos dá o gás ou o tempo que precisamos para agir e pensar. É normal mentir. Eu já menti muitas vezes, como da última em que disse que tinha avançadas noções de Photoshop, InDesing e Corel para conseguir esse emprego em que estou hoje. O normal está quando a mentira se torna algo patológico. Existem três tipos de mentirosos patológicos basicamente. O psicopata, o mais perigoso deles, que é o ser sem sentimentos. Ele mente tudo, até aquilo que sente. Talvez, vários psicopatas passem por nossas vidas e nem sequer percebemos que eles são psicopatas. Tem o mitômano, que é aquele que mente um determinado assunto por vergonha ou trauma do passado. A menina que mente que a relação com os pais é maravilhosa, quando em casa é uma merda. É tentar passar a mesma imagem sempre, contraditória da realidade.
Por último, o que é mais comum na sociedade, o mentiroso propriamente dito. O mentiroso propriamente dito é aquele que não consegue falar a verdade nem para si. A verdade que eu me refiro aqui, é aquilo que nós sabemos que é a realidade. Realidade pensada, refletida, testada e humanizada. Esse mentiroso quase sempre passional, comete o erro de dizer que os humanos erram. Sim, os humanos erram, mas não se pode e nem se deve se esconder por detrás dessa máxima. Mentirosos são covardes de si próprios. Acabam ferindo os outros, mas ferem mais a si mesmo. É o rancoroso que toma o próprio veneno. E rezam para que nunca vejam a verdadeira verdade.
Esse último tipo mente sobre o que está fazendo, com quem está, onde está, nas coisas mais banais do mundo. Ele é capaz de mentir e criar realidades paralelas para aquela mentira, embora pequena e absurda. Ele mente dizendo que está numa escola para crianças e que as crianças são lindas e meigas, é capaz de imitar até o som das crianças chorando, quando na verdade, ele pode estar em casa, dormindo, numa festa ou numa igreja. Ele mente os seus desejos. O mentiroso mente coisas graves, segredos de Estado e de família. Ele mente por carência de verdade e de amor. Acredito que este tipo de mentiroso não é o que comete erros por prazer, ele sofre também por não dizer a verdade. Ele é um medroso! Que prefere sofrer na mentira e ilusão a entregar-se a verdade. Acreditando fidedignamente que a mentira é a solução mais fácil. E que a mentira não dói. Mas o mentiroso só poderá se safar disso tudo, quando OLHAR para trás e ver que toda a mentira que foi envolto é um grande complexo que não consegue sair e que, vez ou outra, feriu os seus amados e amores. Cabe a cada um uma análise de sua verdade, do que o motivou até ali e atrevo-me a dizer: foi a mentira enraizada. Não chamo de desvio de caráter, porque ele mesmo sabe da doença que tem e sofre por ela. Seria algo latente que está entre o imoral e o impessoal, o que lhe foi dito desde sempre: seja safo, minta se for preciso, nem tudo precisa ser mostrado. E ele se defende com o argumento da omissão...
Baby, até no direito penal omissão é mais grave que mentira. De tudo que lhe disseram em toda sua vida, só uma é verdade: o mundo é dos safos. Mas não pense quem ser esperto é dominar a sua história, ser um gatekeeper de suas próprias palavras. Existe o péssimo jeito humano de achar que quem confia demais, quem se entrega demais e quem é enganado é um bando de idiota. Desculpa, existem instintos errados e muitas vezes nos arrependemos de ter ido tão longe. Mas prefiro pecar pelo excesso que pela falta. Excesso é verdade, pode ser lido como exagero, mas é verdade. Os exagerados são fiéis a sua natureza. Já os mentirosos...
Vamos acabar com essa coisa de que quem mente, trai, engana, sacaneia é o smartão! Já sofri três decepções com mentiras e continuo vivo. Já eles? Continuam mortos dentro de si. Porque quem mente se mata, se não completamente, aos poucos do delírio e da vontade de achar: ah, no fundo a culpa não é minha. Não é questão de culpa, honey! É questão de princípios... Mas não vamos falar de princípios aqui, porque não nasci para pedagogia familiar. Cada um sabe o buraco que pisa. E por isso me defendo, mergulho sabendo dos riscos. Já deu certo? Algumas vezes. Mas mergulhei. Machucados saram... Decepções são passageiras. Enquanto o arrependimento pode ser eterno.
Agora, e o outro lado? E o lado de quem sofre a mentira? Algumas mentiras podem ser eternas, acreditem. Outras duram horas, dias, semanas. Mas o pior do que mentir pro outro é mentir pra si. Mentir para os outros é assumir carência. Mentir para si é assumir infelicidade da vida.
Para quem foi pego na mentira, uma dica: reflexão. Para quem sofreu a mentira: suspire bem forte e agradeça que tem a grande oportunidade de transformar a mentira em algo do passado. Um finalle xinfrim pode ser um GRADIOSO começo.
Você descobre a(s) mentira(s) hoje (sim, quase sempre elas vem em bando) e existe uma espécie de 'etapas do luto' para a verdade, que eu meio que criei:

1) CHOQUE: em primeiro, você fica chocado. ANESTESIADO é a palavra. Seu queixo vai ao chão e você não consegue entender direito. O pesadelo parece ser grande demais para ser um sonho. Geralmente, dura pouco. E depois vem a pior parte...
2) ÓDIO: é quando você começa a sentir ódio e raiva incontroláveis e inexplicáveis. Você nao entende direito de onde veio e por que isso aconteceu. E nem quer entender, quer é matar. Sangue corre nas veias.
3) REFLEXÃO 1: Você começa a refletir e começa a achar que você foi um otário que caiu nessa história toda. E mais, você acha que em algum momento um pedido de desculpas virá. Ele não virá, foi tudo mentira, esqueceu? Ai, você percebe que desde o fim já estava escrito lá no começo, só você não viu. E se sente mais idiota ainda.
4) CULPA: Para não se sentir mais idiota, você começa a querer ver humanidade no outro. Ok, existe humanidade. Você tenta até se colocar a culpa, mas quando percebe que nem o casal Nardoni mereciam ser vítimas de mentiras como essa. No fim do processo, você descobre que não existem culpados. Existe uma doença a ser tratada.
5) REFLEXÃO 2: Você analisa mais friamente aqui. Você consegue separar as coisas. E o que não consegue separar e dizer se é verdade ou mentira, você deixa pra lá. Prefere não saber de mais mentiras, já foram o suficientes. Nesse momento, você percebe que não foi um idiota, mas sim uma pessoa de nobreza ímpar por ter dado o seu melhor. E o outro não precisa saber disso, você basta. Costuma ser a fase mais demorada.
6) LEMBRANÇAS: É a parte mais complicada, você é um mix de saudade com rancor. Você gostaria que tudo fosse diferente. Mas no fim, agradece a Deus que foi desse jeito, porque situações mudam, pessoas demoram mais um pouco. Via de regra, só olhar o curriculo karmico da pessoa. É preciso estar rodeado de amigos. Você escolhe o tempo dessa fase, acredite. Caso queira ficar mais um tempo nela, aproveite para criar uma "REFLEXÃO 3" sobre o que aprender disso tudo.
7) RESTART: Já chega de guardar rancor. É hora de perdoar. (Páscoa é boa pra isso) Exorcisar o passado. Assistir a propaganda da coca-cola e ver que existem bons motivos para acreditar. Nesse momento, você deve tomar cuidado com a fragilidade pessoal. Você estará mais vulnerável, então tome cuidado para não ficar perto de quem não conheça e não cair em novas mentiras. É preferivel ficar em casa com amigos de verdade até se recuperar totalmente da confiança perdida. E acredite, a confiança volta. Você PODE, DEVE e VAI confiar de novo.

Bem, não há muito mais do que falar. Acho que todo mundo acaba tento esse mesmo caminho. Uns mais demorados, outros menos. Acho que depende da dor tambem. E principalmente, não minta pra você. Sinta sua dor se for necessário. Sinta raiva. Sinta tudo. Só não sinta a mentira. Mentira em qualquer grau trás consequências terriveis, mais cedo ou mais tarde. E um dia acordar e ver que tudo foi uma mentira para si mesmo já é a pior vingança que alguém pode ter. Afinal, para esse meu trabalho, eu tive que aprender às pressas mexer nos editores de imagem. E foi bem trabalhoso aprender da noite pro dia. E bem acho que entraria nesse mesmo emprego não sabendo nem desenhar bonecos palitos no Paint. Mas estou pagando...

COLABORARAM: todos meus amigos <3


para ler ouvindo:

1 comentários:

Anônimo disse...

O mentiroso sempre da sinais , bem no começo da história. Nem sempre queremos ver, pq estamos "cegos" pelo sentimento, seja ele amor, carinho, admiração e por ai vai. Um dia você começa a acordar e ver que aquilo não era um sonho e sim um pesadelo. Mas o sinal estava ali, claro, bem no começo da historia.
Alem de aprender com as mentiras, precisamos aprender a ver os sinais, sempre são bem claros, mas como estamos no escuro, nunca conseguimos ver.
A moral da história?? Não existe.Mas sempre tenha os pés no chão e perceba os sinais.

Postar um comentário